Saltar para o conteúdo Saltar para o menu Saltar para o rodapé

Olhares sobre a fala de Conceição Evaristo aos educadores finalistas da Olimpíada

Olhares sobre a fala de Conceição Evaristo aos educadores finalistas da Olimpíada

texto - Oluwa Seyi Salles Bento; ilustração - Criss de Paulo

07 de agosto de 2023

Histórias de pertencimento

Explore a edição / Baixar PDF

“As Mães Pretas tiveram poder de interferência no maior bem simbólico da nação, que é justamente a língua.”

Na manhã que surgiu com um inibido sol, mas de abrasadora quentura, Conceição Evaristo cedeu mais luminosidade ao dia, com suas palavras. Entremeando uma visita ao Museu da Língua Portuguesa e a esperada cerimônia de premiação da 6ª- edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, a chegada de Evaristo foi aplaudida em pé por professores de todo o Brasil, seus pares na labuta da Educação pública.

Tivemos uma fala que coadunou animação, vasto conhecimento, engajamento e a gigante sensibilidade, já nossa conhecida, de sua produção literária. De largada, muito feliz pela homenagem da Olimpíada em forma de matronato – termo que a escritora prefere em detrimento do morfologicamente masculino patronato – e defendendo-se também professora, “que gosta de ficar em pé para ter a visão ampla da sala”, Evaristo salientou a grande importância do trabalho de professores e professoras, em suas escolas, em suas salas de aula.

Em diversos momentos de sua palestra, Conceição deu grande ênfase à língua, sob diferentes e complementares pontos de vista. Arrisco a afirmar, até mesmo, que a língua e seus fundamentais papéis foram o âmago das reflexões de Conceição. A autora falou da língua como traço de humanidade e cultura, como legado simbólico, como eixo fundamental da educação, como metáfora, como princípio de colonização e dominação, como direito básico e, sobretudo, como caminho de emancipação.

Enunciando a frase que intitula este modesto texto e citando, com prudência, a canônica obra de Gilberto Freyre, Casa-Grande & Senzala, Conceição Evaristo tratou de dimensionar a importância que as mulheres negras escravizadas tiveram na estruturação oral do português brasileiro. As palavras do pretuguês, conceito de Lélia González, foram mastigadas e amaciadas pelas Mães Pretas e então melhor digeridas e reproduzidas pela prole escravizadora, especialmente no Nordeste do país, onde temos uma fala mais branda.

E, mais adiante, referindo-se justamente aos diferentes falares do Brasil, Conceição ponderou como, dependendo de quem se trata, de onde vem, o juízo acerca do domínio da língua desse indivíduo muda radicalmente. “Guimarães Rosa criava neologismos, Carolina Maria de Jesus errava”, disse Conceição, em tom provocativo. A autora, então, enfatizou o caráter de construção social dos valores linguísticos, no geral organizado por grupos que detêm poder econômico, recomendado que o ensino da língua portuguesa, a fim de não reprimir o aluno ou desmemoriá-lo acerca de sua agência linguística, deve focalizar a norma popular como registro diferenciado, que pode ser utilizado em contextos informais e não como erro.

Transitando da dificuldade em corrigir, em sala de aula, textos que não se adequam ao registro formal sem solapar a competência do aluno à dificuldade de analisar os textos literários finalistas da Olimpíada, Conceição confessou que se questionou muito acerca do “que ficou para trás”. Afinal, o que valorizar na literatura? Nesse momento, muito mais de reflexão que de respostas, Conceição salientou o poder sentimental da literatura, já que “todo ser é poético” e nós “não estamos livres da comoção”.

Partindo do tema “O lugar onde vivo”, a autora afirmou que o exercício de escrita proposto pode ter sido um momento para sensibilizar os alunos diante da vida, de seus lugares de origem e de suas particularidades positivas ou não. Segundo Conceição, o valor e os efeitos de tal experiência talvez só sejam percebidos no futuro.

Além disso, Conceição comentou sobre a importância de receber com respeito, no ambiente escolar, o conhecimento prévio do aluno, posto que a pobreza que permite experiências é também lugar de episteme, criatividade e aprendizagem. Negar esse dado é generalizante e redutor.

Ao fim desse agradável encontro que enriqueceu a todos, Conceição desejou que a Olimpíada siga provocando os muitos mais participantes, de muitas mais escolas, a pensarem em si e no mundo por meio da escrita, a praticarem a escrevivência e a exercitarem o direito da cidadania, já que “a escola é o espaço em que se ensina e se aprende a viver em coletividade”.

As fortes palmas que se seguiram à palestra de Conceição demonstraram mais que agradecimento e aclamação: foram a prova viva do encantamento que seres poéticos provocam. Muitos vivas a Conceição Evaristo!

Oluwa Seyi Salles Bento é graduada em Letras e mestranda (bolsista Capes) do Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (FFLCH-USP), com pesquisa intitulada “Orixá e literatura afro-brasileira – A esteticização dos arquétipos da deusa iorubá Oxum em narrativas de Conceição Evaristo”.

Explore edições recentes

Edição nº40, Agosto 2023

"Semear, reflorestar e sonhar o Brasil"

Explore
Edição nº39, Novembro 2022

"Como repensar as questões étnico-raciais na educação"

Explore
Edição nº38, Abril 2022

"Palavra de educador(a): viver para contar e contar para viver. Experiências da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa"

Explore
Edição nº37, Agosto 2021

"Palavra como antídoto escrevendo um mundo novo"

Explore

Comentários


Ninguém comentou ainda, seja o primeiro!

Ver mais comentários

Deixe uma resposta

Olá, visitante. Para fazer comentários e respondê-los você precisa estar autenticado.

Clique aqui para se identificar
inicio do rodapé
Fale conosco Acompanhe nas redes

Acompanhe nas redes

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa

Parceiros

Coordenação técnica

Iniciativa


Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000

Termos de uso e política de privacidade
Objeto Rodapé

Programa Escrevendo o Futuro
Cenpec - Rua Artur de Azevedo, 289, Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 05.404-010.
Telefone: (11) 2132-9000